Ácido Ursólico 300mg 60 cápsulas
Simulador de Frete
- Calcular freteÁcido Ursólico
- Apresentação: Frasco com 60 cápsulas
- Composição: cada cápsula contém:
Eriobotrya japonica extr.seco................300mg
Descrição:
O ácido ursólico é um triterpenóide pentacíclico, especialmente utilizado na medicina oriental, que pode ser encontrado nas folhas, fl ores e frutos de diversas plantas medicinais como Rosmarinus offi cinalis (alecrim), Ocimum basilicum (manjericão), Eugenia jambolana (jamelão), folhas e casca de Eucalyptus globulus (eucalipto) e casca de Pyrus malus (maçã). Por apresentar uma ampla gama de efeitos biológicos, o ácido ursólico tem sido extensivamente estudado quanto aos seus efeitos antitumorais, antioxidantes, anti-infl amatórios e pela capacidade de potencializar a função muscular e ativar a termogênese, de forma a melhorar condições como obesidade, resistência à insulina e atrofi a muscular1.
Os principais mecanismos de ação:
1. Ativação da proteína desacopladora 1 (UCP1) e da AMPK no tecido adiposo;
2. Redução de atrogina e MuRF1 (Muscle RING Finger 1), importantes reguladores da degradação protéica nos músculos esqueléticos, os quais promovem a sarcopenia;
3. Maior liberação de hormônio de crescimento (GH) e fator de crescimento insulínico tipo 1 (IGF-1) na corrente sanguínea, assim como aumento da proteína alvo da rapamicina (mTOR), mecanismos intracelulares relacionados com a síntese proteíca no tecido muscular. Esquema ilustrativo dos mecanismos de ação do ácido ursólico na redução da adiposidade e sarcopenia. Adaptado de: Katashima et al., 2017.
Reduz o acúmulo de gordura corporal
Exerce efeito antitumoral
Melhora a função muscular
Mecanismo de ação:
Sabe-se que a termogênese é um processo controlado pelo balanço entre ingestão alimentar e gasto energético. Dessa forma, a utilização de substâncias capazes de estimular o consumo energético é uma estratégia interessante no controle da composição corporal. Estudo recente demonstrou que a administração de ácido ursólico (0.5%) na dieta de roedores obesos promoveu a superexpressão da proteína desacopladora 1 (UCP1) no tecido adiposo marrom UCP1 é uma proteína da membrana mitocondrial interna do adipócito marrom que desvia os prótons do complexo ATP sintetase e impede a síntese de ATP, permitindo que a energia armazenada na mitocôndria se dissipe em calor (termogênese). Neste mesmo estudo, foi apontado que os animais tratados com ácido ursólico apresentaram redução de peso corporal e dos níveis de triglicerídeos.
Outro mecanismo envolvido no aumento do gasto energético parece ser a ativação de AMPK - enzima envolvida na redução da síntese e do acúmulo de gordura e na melhoria da captação de glicose - nas células musculares, promovendo a beta oxidação de ácidos graxos livres. Yan-xiang e colaboradores evidenciaram que o uso de ácido ursólico (10 mg/kg/dia) por 20 semanas resultou na diminuição dos níveis séricos de leptina, insulina e glicose em animais obesos, com melhora na resistência à insulina e distúrbios metabólicos.
Ainda, o ácido ursólico foi capaz de favorecer a translocação do transportador de glicose tipo 4, estimulando a captação de glicose pelo músculo e reduzindo os níveis glicêmicos.
Massa Muscular:
Uma série de trabalhos científicos também sugere que o ácido ursólico pode auxiliar na prevenção da atrofia muscular e promover o crescimento e fortalecimento do músculo esquelético. Quando avaliada em homens submetidos a treinamentos físicos de resistência, a suplementação com ácido ursólico (450 mg 3 vezes ao dia durante 8 semanas) promoveu redução da gordura corporal e aumento dos níveis de IGF-1 e irisina (peptídeo que estimula o browning do tecido adiposo branco ao elevar a expressão da UCP1) em comparação ao grupo placebo, resultando em um aumento da força muscular8. Sugere-se que o efeito do ácido ursólico em prevenir a perda muscular esteja relacionado à estimulação de vias anabólicas (mTOR e IGF-1) e inibição da atrofia muscular mediada por MuRF-1 e atrogina, podendo auxiliar no tratamento de distrofias musculares (tais como sarcopenia)1.
Efeito Anti-tumoral:
Evidências recentes indicam que o ácido ursólico é capaz de modular vias de sinalização celular envolvidas no câncer, inflamação e doenças cardiovasculares e neurológicas. O ácido ursólico tem demonstrado promover a apoptose de células cancerígenas ao interromper o ciclo celular e modular os alvos moleculares associados à proliferação e ao crescimento celular, atividade demonstrada em linhagens de células de carcinoma hepático, melanoma, leucemia, câncer de mama e próstata, dentre outras.
Indicações:
- Redução de gordura corporal
- Tratamento de atrofia muscular
- Aumento da resistência física
- Crescimento e preservação da massa muscular
- Melhoria do perfil glicêmico e do colesterol
- Redução da resistência à insulina e aumento do hormônio de crescimento humano (GH)
Reações adversas: Leve sonolência, tontura, hipotensão e dor de cabeça.
Modo de uso: Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia junto às refeições.
ADVERTÊNCIAS:
Ácido Ursólico
Apresentação: Frasco com 60 cápsulas
Composição: cada cápsula contém:
Eriobotrya japonica extr.seco................300mg
Descrição:
Trata-se de um fitoquímico com uma estrutura triterpenoide pentacíclica, onde uma grande variedade de estudos tem demonstrado seus benéficos efeitos para a saúde. Por se tratar de um componente totalmente natural, é uma excelente opção e extremamente viável para um grande número de pessoas que buscam se afastar de compostos sintéticos ou fármacos. O uso de ácido ursólico junto com uma abordagem de hábitos alimentares corretos e atividades físicas, melhora substancialmente a saúde das pessoas, minimizando as possibilidades de síndrome metabólica. Esta condição de saúde refere-se a uma série de desordens que aumentam o risco de sofrer doença cardíaca, diabetes ou infarto cerebral como casos mais graves.
O ácido ursólico também pode promover a força e o crescimento muscular, reduzir o catabolismo muscular e apoia a perda de gordura. Hoje em dia é comumente encontrado em suplementos esportivos, cosméticos e produtos de saúde. Dadas estas características, o ácido ursólico cada vez mais é utilizado no apoio para as pessoas que buscam melhorar sua composição corporal, ou seja, reduzir a gordura e manter o tecido muscular, estimular o metabolismo e regular os níveis de glicose no sangue, por isso poderia ser de bastante interesse naqueles pacientes com diabetes tipo 2.
Indicações:
Reduz o acúmulo de gordura corporal; Tratamento da atrofia muscular; Aumento da resistência física; Promove crescimento da massa muscular; Preserva a massa muscular (anti-catabólico); Melhora o perfil glicêmico e do colesterol; Reduz a resistência à ação da insulina por meio do fator de crescimento semelhante à insulina tipo 1 (IGF1). Aumentar os níveis de hormônio de crescimento humano GH (efeito rejuvenescedor).
Reações adversas: Leve sonolência, tonturas, hipotensão e dor de cabeça.
Modo de usar: Tomar 1 cápsula 2 vezes ao dia junto as refeições.