Cavalinha 500mg 60 cápsulas
Simulador de Frete
- Calcular freteCavalinha (Equisetum arvense L.)
Apresentação: Frasco com 60 cápsulas.
Composição: Cada cápsula contém:
- Equisetum arvense extrato seco: 500 mg
Histórico:
- Planta perene originária da Europa, conhecida como equiseto.
- Seu nome deriva do latim: "equi" (cavalo) e "setum" (cauda).
- Não possui flores nem sementes, reproduzindo-se por esporos.
- Cresce em áreas próximas à água, com sabor levemente salgado e amargo.
Constituintes:
- Minerais e compostos inorgânicos: Cálcio, Magnésio, Sódio, Flúor, Manganês, Silício, Enxofre, Fósforo, Cloro, Potássio.
- Ácido silício (10-15%): Fonte de sílica.
- Taninos, saponinas (equisetonina), flavonoides (isoquecetina, equisetrina, canferol).
- Alcaloides: Metosapiridina, nicotina, palustrina.
- Outros: Vitamina C, fitosterol, óleos, ácidos orgânicos (gálico, málico, oxálico), triglicerídeos (ácidos oleico, esteárico, linéico, linolênico).
Ação:
- Diurética, hemostática, remineralizante, sebostática, anti-inflamatória, antiacne, vulnerária, cicatrizante, adstringente genito-urinário, abrasiva, tonificante e revitalizante.
Propriedades Farmacológicas:
- Atua como diurético suave, ajudando na eliminação de toxinas e na regulação do trato genito-urinário.
- Taninos conferem efeito adstringente, auxiliando na circulação e em ações hemostáticas.
- Propriedades remineralizantes (devido ao silício), promovendo calcificação óssea, elasticidade da pele e fortalecimento dos tecidos conectivos.
- Contribui para a saúde vascular, diminuindo o risco de aterosclerose.
- Eficaz em inflamações e edemas prostáticos, além de estimular a regeneração da pele e tecido conjuntivo.
Indicações:
- Afecções brônquicas e pulmonares, aterosclerose, hipertensão, problemas articulares, hemorragias nasais ou renais, menstruação excessiva, enfermidades renais e urinárias, inflamação prostática, edemas, e problemas ósseos.
Contraindicações:
- Disfunção cardíaca ou renal.
Interações:
- Pode ser associada à Urtiga dioica em casos de distúrbios prostáticos.
Modo de Uso:
- Tomar 1 cápsula 3 a 4 vezes ao dia.
Nota: Respeitar as doses recomendadas, especialmente em casos de contraindicação.
ADVERTÊNCIAS:
CAVALINHA (Equisetum arvense L.)
APRESENTAÇÃO: Frasco com 60 cápsulas
COMPOSIÇÃO - CADA CÁPSULA CONTÉM:
Equisetum arvense extrato seco...............................500mg
HISTÓRICO:
Originária da Europa, seu nome latino deriva de “equi” = cavalo e “setum” = cauda. Seus talos verdes conferem-lhe o aspecto de uma pequena árvore de natal. A cavalinha, conhecida também como equiseto, é uma planta perene que não possui flores e conseqüentemente, sementes. A reprodução é assegurada por esporos contidos nos esporângios, situados na base de pequenos escudos agrupados numa espécie de espiga terminal. Os próprios esporos são dotados pela natureza de um extraordinário sistema de propagação, pois o invólucro resga-se em quatro faixas elásticas que, ao deformarem-se por efeito do calor, provocam a dispersão dos esporos. Tem sabor levemente salgado e amargo e cresce em locais próximos a água.
CONSTITUINTES:
Ácido silico (10-15%) - fonte de silício e compostos hidrossolúveis de sílica , taninos , saponinas: equisetonina 1 a 5% , flavonóides: isoquecetina, equisetrina, canferol e galutenonina, fitosterol, Vitamina C, alcalóides: metosapiridina, nicotina, palustrina e palustrinina , Compostos inorgânicos: Ca, Mg, Na, F, Mn, Si, S, P, Cl e K cerca de 2,1 a 2,9% , pequena quantidade de óleos, ácidos orgânicos: gálico, málico e oxálico, substâncias amargas e triglicerídeos: ácido oléico, esteárico, linéico e linolênico.
AÇÃO:
Diurética, hemostática, remineralizante, sebostática, antiinflamatória, antiacne, vulnerária, cicatrizante, adstringente genito-urinário, abrasiva, tonificante e revitalizante.
PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS:
Glicosídeos flavônicos, saponinas, ácido gálico, potássio e sílica são os constituintes responsáveis pela sua atividade diurética e remineralizante, permitindo a eliminação de substâncias tóxicas. É um diurético suave, com ação reguladora e adstringente do trato genito-urinário, muito útil em casos de incontinência noturna de crianças. Os taninos são os principais responsáveis por sua ação adstringente, que auxiliam em conjunto com substâncias coagulantes e silício a melhorar os trantornos circulatórios. Atua como hemostático. Apresenta propriedades remineralizantes atribuídas ao silício, que também tem a capacidade de ligar-se a mucopolissacarídeos e glicoproteínas da estrutura do tecido conectivo, estimulando a biossíntese de fibras coágenas e elastina, preservando a elasticidade e tonicidade do tecido cutâneo. Participa da calcificação dos ossos, tendo parte na matriz fibrosa colágena. Age sobre as fibras elásticas das artérias, diminuindo o risco de ateromatose, principalmente em pessoas com colesterol elevado, regularizando o tônus, elasticidade e resist6encia dos vasos sanguíneos. A cavalinha atua de maneira específica em casos de inchaço e inflamação da próstata como antiinflamatória.
INDICAÇÕES:
Afecções dos brônquios e pulmões, aterosclerose, hipertensão, afecções articulares, hemorragias nasais, renais, menstruação excessiva, enfermidades renais e das vias urinárias, inflamação e edema da próstata, problemas ósseos.
CONTRAINDICAÇÕES: Disfunção cardíaca ou renal.
INTERAÇÕES: Pode ser associada a Urtiga dioica em casos de distúrbios da próstata.
MODO DE USAR:
Tomar 1 cápsula 3 a 4 vezes ao dia.