Beta Glucana
Nome científico: Saccharomyces Cerevisiae
Parte utilizada: Parede Celular de Levedura
Apresentação: Frasco com 60 cápsulas
Composição – cada cápsula contém:
Beta glucana 70%.................................200mg
Descrição:
Beta glucana é um polissacarídeo complexo, formado por moléculas de glicose ligadas em cadeias poliméricas composta com estruturas ramificadas (beta-1,3 ou 1,6-glucanas) possui efeitos benéficos ao organismo, incluindo a manutenção da homeostase da microbiota intestinal, regulação do perfil lipídico e melhora do funcionamento do sistema imunológico. Desta forma, evidências apontam que os efeitos imunomodulatórios das beta -(1,3) ou (1,6) - glucanas auxiliam na prevenção e no tratamento de diversas condições clínicas, incluindo câncer, infecções e hipercolesterolemia.
Mecanismo de ação:
A atividade imunestimulante de determinado composto está relacionada à sua capacidade de modular processos de diferenciação, ativação e resposta celular que favorecem o combate contra diferentes agentes infecciosos ou potencialmente nocivos ao organismo. Neste contexto, as beta glucanas de cadeia ramificada são capazes de ativar o sistema imunológico através de sua interação direta com receptores presentes na membrana apical dos enterócitos ou em projeções de células dendríticas localizadas na porção intersticial da parede intestinal. A beta glucana promove a ativação do receptor dectina-1, do receptor do complemento 3 (CR3), de receptores “scavenger” (SRA e SR-B) e de alguns receptores Toll-Like (TLR), resultando na quimiotaxia e na diferenciação de células do sistema imunológico envolvidas na fagocitose de patógenos e na síntese de diferentes mediadores inflamatórios. Adicionalmente, durante um processo infeccioso, as cadeias beta glucanas presentes na superfície de patógenos ativam proteína do sistema complemento. A ativação desse complexo proteico leva à formação de um poro que atravessa a parede bacteriana, acarretando na lise deste organismo.
Proteínas do complemento também atuam como moléculas sinalizadoras (direcionando células fagocíticas), bem como em conjunto aos anticorpos, formam os imunocomplexos auxiliando no combate e na eliminação de patógenos e toxinas. Ao promover a ativação do sistema imunológico, a beta glucana de cadeia ramificada também previne a proliferação celular desordenada e auxiliam na eliminação de células tumorais.
Assim, o aumento da atividade de linfócitos T citotóxicos e da síntese de anticorpos estimulados pela beta glucana, potencializam o efeito da imunoterapia utilizada convencionalmente para o tratamento de diferentes tipos de tumor.
Além dos efeitos sistêmicos relacionados com a regulação do sistema imunológico, já foi demonstrado que alguns dos efeitos benéficos atribuídos as beta glucanas de cadeia ramificada dependem de sua ação local no intestino. No lúmen intestinal, a beta glucana se liga aos sais biliares, o que reduz a solubilidade e limita a absorção de colesterol e triglicerídeos proveniente da dieta, conferindo proteção contra os efeitos deletérios decorrentes de dislipidemias.
Indicações:
Melhora da função imune; Reduz alergias e problemas respiratórios; Coadjuvante no controle dos níveis de glicose plasmática e triglicerídeos no sangue; Prevenção de infeções; Coadjuvante no controle do peso; Imunoestimulante; Melhora o funcionamento intestinal; Adjuvante no tratamento de hipercolesterolemia e câncer
Posologia – modo de usar:
Tomar 1 cápsula após o café da manhã e jantar.